Pages

0

Crianças devem ser usadas como "iscas"?

A tecnologia moderna propiciou aos empregadores, sócios, maridos enciumados, detetives e até mesmo pais, a possibilidade de flagrar e registrar atitudes suspeitas ou criminosas (taí o Arruda que não me deixa mentir). Porém, nada me incomoda tanto quanto o depoimento dos pais que desconfiam dos maus tratos aos seus filhos. Todos eles, sem exceção, alegam que desconfiaram da pessoa que cuidava de seus filhos por diversos motivos: o comportamento da criança estava alterado, marcas pelo corpo, comentário dos vizinhos etc. Ou seja, ao instalar a tal câmera de segurança, os pais já tinham certeza absoluta de que seus filhos estavam sendo maltratados, só precisavam da prova. O que eu acho estranho é alguém deixar uma criança indefesa, muitas vezes bebezinhos, com uma pessoa que se suspeita estar maltratando-a. Para ter a tal prova, sujeitamos crianças aos tapas, beliscões, sopapos e talvez até surras. Parece uma espécie de "isca" tal e qual vemos nos filmes americanos, quando a mocinha é colocada na frente do bandidão para que a polícia consiga as provas para prender o meliante. Não consigo entender uma decisão deste tipo, eu jamais deixaria meus filhos um minuto sequer com alguém que eu suspeitasse de maus tratos. Mas isso tudo ainda é pouco, durante a semana foi publicada a notícia que professores maltratavam as crianças em uma creche paulista. Após a denúncia dos funcionários, a escola instalou câmeras de segurança durante vinte dias (haja sofrimento para os pequenos) para flagrar o comportamento das loucas. É claro que sempre se pode alegar que se não fossem gravadas, essas pessoas poderiam se safar e maltratar outras crianças, mas não seria menos penoso acompanhar as imagens e intervir no momento de uma agressão? E se uma das agressões machucasse seriamente uma das crianças? Teria valido a pena? Continuo pensando que nada justifica colocar crianças em risco quando se tem consciência do perigo. Pode até funcionar e ser possível prender os agressores, mas nada vai apagar os danos físicos e psicológicos destas crianças. Nem mesmo o processo criminal contra os agressores.

0 bom ouvinte:

Back to Top