Pages

2

A Duquesa: qualquer semelhança não é mera coincidência

Quando um relacionamento dá errado, seja um casamento ou um namorico, é comum fazermos uma reflexão sobre as razões do fracasso. Nesse momento, a palavra "se", também conhecida como sinônimo de inutilidade, bate recordes de uso. Se tivesse feito assim ou assado, se tivesse percebido, enfim, nos atormentamos durante horas com a maldita palavra de duas letras. É sempre interessante trocar experiências com outras mulheres, avaliar melhor os equívocos e ter a certeza que não somos as únicas mulheres na face da Terra que nos enganamos. Quando eu assisti o filme A Duquesa fiquei incomodada com a história daquela mulher tão rica e glamurosa, invejada por todos. É um filme triste, que traz uma violência sutil e opressora que parece pertencer à outra época. Quando o filme terminou eu fiz uma pesquisa na Internet sobre a vida de Georgiana, a Duquesa de Devonshire e descobri que entre as suas descendentes mais ilustres estão a Princesa Diana e Sarah Ferguson, Duquesa de York. Fiquei surpresa, não pelo parentesco, mas porque as duas mulheres descendentes de Georgiana tiveram um destino igual ou pior. Com exemplos dentro da própria família, porque nenhuma das duas teve o bom senso de pensar que poderia acontecer a mesma coisa com elas? A semelhança é impressionante, Georgiana teve que entregar a sua filha gerada fora do casamento por imposição do marido (embora tenha cuidado da filha ilegítima dele como se fosse sua). Uma das acusações feitas oficialmente pelo pai do Dodi Al Fayed (não é somente uma fofoca ou maluquice) afirma que a Diana estava grávida e por isso foi assassinada pelo serviço secreto inglês. Pelo visto, ela não teve a alternativa de se esconder no interior para dar à luz escondida dos olhos do mundo. Fergie escapou de um destino trágico, mas vive agora enclausurada e seguindo orientações expressas da família real depois de ter esbanjado fortunas e falido (a Duquesa Georgiana também morreu afundada em dívidas de jogo apesar da fortuna da família). Na minha família, os exemplos negativos e positivos são repetidos à exaustão para que nenhum de nós possa alegar mais tarde que não sabia que ia dar errado. Vai desistir de estudar? Olha o tio João que acabou como jardineiro da prefeitura de São Fidélis. Quer beber? Não esqueça do primo Pedro, beberrão que morreu com o fígado estourado. Será que ninguém contava as tragédias familiares para as duas? O que me impressiona é que em pleno século XX, a situação das mulheres da aristocracia inglesa são tão limitadas quanto a vida de Georgiana no século XVIII! Não são mulheres poderosas, são propriedades de homens poderosos e isso faz muita diferença...

2 bom ouvinte:

GAROTO disse...

Eu assisti este filme 3 x. Eu nao sei como ela conseguiu aguentar! Hje eu soube q Lady di era parente dela

Unknown disse...

Não sabia que a lady Diana era parente.
Há coisas que parece maldição em uma família.

Back to Top