Pages

2

Blogueiros, a China é aqui?

Enquanto advogados decidem que um bom filão para ganhar dinheiro é perseguir blogueiros e suas opiniões na web, nos EUA é possível criar um paródia ridicularizando uma importante companhia aérea que não cuidou da bagagem de seu passageiro como deveria. Há alguns meses atrás fiquei muito aborrecida quando uma colega de trabalho, professora como eu, pediu que eu fizesse uma correção no meu blog sobre um evento que nós duas tínhamos participado. Parecia que meu blog era um site institucional ao qual ela estava fornecendo as informações para publicação. Tentei explicar o que era um blog, que eu tinha registrado uma opinião sobre o evento e não um informe etc e tal, mas é claro que a nossa relação acabou ficando estremecida. É interessante que já vi pessoas reclamando que quando são entrevistadas para os jornais, suas palavras são deturpadas ou cortadas e quase sempre o resultado final é bem diferente do que o entrevistado pretendia, mas apesar das reclamações, nunca vi alguém desistir de dar entrevistas por conta disso. As desculpas da imprensa oficial são variadas, falta de espaço, modificação na pauta, pressão dos editores ou patrocinadores, enfim, todo argumento é válido porque estamos falando de grandes grupos de comunicação. Não é possível ignorar a coincidência entre a repressão aos blogs e a campanha presidencial em curso, e se algo não for feito rapidamente, todos os blogueiros não poderão emitir uma só opinião, seja sobre o que for, política, comida, sexo, roupas, programas de televisão... Pelo visto, a China é aqui...


2 bom ouvinte:

Srta. Bia disse...

Há mesmo uma intensa movimentação para simplesmente calar blogueiros. E o pior, como as empresas e pessoas com grana estão ganhando os processos isso está criando uma jurisprudência maléfica para os blogueiros. Muitas pessoas dizem que o Marco Civil da Internet pode ser um alento, mas precisamos mesmo ficar de olho e votar melhor, claro.

Ana disse...

Bia,

Sem dúvida, mas é muito assustador que o judiciário esteja dando ganho de causa e soltando liminares como balinhas de açúcar para reprimir a livre expressão e o direito de opinião. Começou com os blogs, mas não demora muito para tomar outros veículos de comunicação. Vamos ficar de olho e encontrar formas de luta eficazes.

Abraços,

Ana

Back to Top