Pages

0

2010: O ano em que faremos contato (espero!)

Obviamente o título do post se refere ao filme do Kubrick, baseado na obra de Artur Clark. Não sei se faremos contato com extraterrestres em 2010, mas seria muito bom conseguir fazer contato com outros seres humanos mesmo. Contato como sinônimo de diálogo, tolerância, paciência e respeito ao outro. Tenho sentido muita falta de contato pelo mundo afora, seja no mundo real ou no mundo virtual. As pessoas hoje estão muito preocupadas em ter razão, fazendo com que a realidade se transforme na sua própria verdade. A verdade é o que eu quero, não existem outros pontos de vista e possibilidades. Quando eu tinha sete anos de idade tive uma alucinação, vi um avião caindo no quintal da minha tia e quase surtei. Na época ninguém pensou em me levar ao médico, mas eu cresci com a certeza de que as coisas poderiam não ser como eu pensava. Assim, todas as vezes em que eu me vejo diante de um fato decisivo, eu pergunto aos amigos se a minha percepção é real. Parece uma bobagem, mas essa preocupação me tornou mais humilde e mais atenta ao olhar do outro (além do fato de eu morrer de medo de estar ficando maluca, é claro!). Hoje eu não uso mais a expressão "eu tenho certeza que" ou então "você fez isso comigo". Opto por usar "eu penso que" ou "você me faz sentir". Sem uma atitude determinista diante dos fatos, a minha vida ficou bem mais fácil. É por isso que espero que 2010 possa ser muito melhor para todos nós e que cada encontre o seu caminho, tornando a sua vida melhor e a dos outros também. E como comecei o texto falando de cinema, vou colocar aqui um vídeo que encontrei no blog Groselha News, com um texto maravilhoso repleto de esperança da Srta Bia. Feliz ano novo!


0 bom ouvinte:

Back to Top