Pages

O Psicopata Mora ao Lado

Medo... Nós sempre queremos acreditar que aquele colega de trabalho desleal, falso, incompetente, medíocre, entre outros adjetivos, é apenas uma pessoa que tem problemas de caráter e que só pensa em se dar bem na vida, passando por cima dos outros, certo? Mas... e se estas características envolverem algo mais sério? Como algum tipo de distúrbio psíquico? Bom, aí, além da raiva e da vontade de matar o sujeito, dá para sentir medo... Conversando com uma amiga sobre o comportamento desleal de uma colega de trabalho, percebemos que ela poderia se incluir na categoria de psicopata dissimulado. Analise as características e veja se o cretino do seu trabalho não é um louco disfarçado de yupiee arrogante ambicioso. No caso do meu trabalho, caiu como uma luva...


O Psicopata Dissimulado - seu comportamento se caracteriza por um forte disfarce de amizade e sociabilidade. Apesar dessa agradável aparência, ele oculta falta de confiabilidade e didaticamente poderíamos comparar o Psicopata Dissimulado como uma mistura bastante piorada dos transtornos Borderline e Histérico da Personalidade. Por essas características Millon já considerava o Psicopata Dissimulado como uma variante da Personalidade Histriônica, continuamente tentando satisfazer sua forte necessidade de atenção e aprovação. Essas características não estão presentes no Psicopata Carente de Princípios ou no Malévolo, os quais centram em sí mesmo sua preocupação e são indiferentes às atitudes e reações dos outros.Esse subtipo dissimulado costuma exibir entusiasmo de curta duração pelas coisas da vida, comportamentos imaturos de contínua buscas de sensações. Seguindo as características básicas e comuns à todos os psicopatas, o dissimulado também tende a conspirar, mentir, a ter um enfoque astuto para com a vida social, a ser calculista, insincero e falso. Muito provavelmente ele não admite a existência de qualquer dificuldade pessoal ou familiar, e exibe um engenhoso sistema de negações. As dificuldades interpessoais são racionalizadas e a culpa é sempre projetada sobre terceiros.
A contundente falsidade é a característica principal deste subtipo. O Psicopata Dissimulado age com premeditação e falsidade em todas suas relações, fazendo tudo o que for necessário para obter exatamente o que querem dos outros. Mesmo aparentando intenções de proteger certas pessoas, o Psicopata Dissimulado é frio, calculista e falso, caracterizando mais ainda um estilo fortemente manipulador. Essa característica pode ser conseqüência da convicção íntima de que ninguém poderá amá-lo ou protegê-lo, a menos que consiga manipular a todos. Apesar de reconhecer que está manipulando seu entorno social, tenta convencer aos outros de que suas intenções são boas e que suas atitudes são, no mínimo, bem intencionadas. Quando as pessoas com esse tipo de psicopatia são pressionadas ou confrontadas, sentem-se muito encabulados e suas reações oscilam entre a explosão agressiva e vingança calculista. A característica afabilidade dos Psicopatas Dissimulados é superficial e extremamente precária, estando sempre predispostos a depreciarem imediatamente a qualquer um que represente alguma ameaça à sua hegemonia, chegando mesmo a perderem o controle e explodirem em cólera.



Link: http://www.amraluz.com/menu/JORNAL/PSICOPATA_DISSIMULADO.HTM

1 bom ouvinte:

Unknown disse...

E como conviver com os psicopatas?Desviar de suas manipulações, sem expor o seu pensamento é complicado...Ainda mais quando quase ninguém mais percebe as manipulações.

Obrigada!

Back to Top