Pages

0

As Geladeiras de Antigamente

O apartamento que eu morava antes, tinha um problema que era motivo de quebra-pau homérico em reunião de condomínio: as cozinhas não tinham ralo para escoar a água, conseqüentemente, não podiam ser lavadas. Uma das moradoras, querida dona-de-casa amiga, resolveu jogar água em tudo como um desafio ao status quo do prédio. Resultado: a água escoou para o poço do elevador, queimando os seus componentes e causando um prejuízo de arrepiar os cabelos de qualquer síndico e de todos os moradores pagantes. Faz muito tempo que eu não jogo água na cozinha com direito ao sabão em pó e tudo, e fiquei me lembrando de como era o dia de lavar a cozinha quando eu era criança. Toda semana a cozinha era lavada, e quando a geladeira era descongelada então, a faxina na cozinha se alongava. Era quase um ritual, era preciso desligar a geladeira na véspera, tirar todos os alimentos, limpar as prateleiras cuidadosamente e escoar toda aquela água com pedaços de gelo por horas a fio. Além da faxina, o almoço era qualquer coisa e só era possível tomar água quente o dia inteiro. No final da tarde, lá estava a geladeira organizada, brilhando, o freezer antes abarrotado de tanto gelo, aparecia limpinho e arrumado. Hoje, com as geladeiras "frost free", este trabalho foi suprimido, mas a lentidão do tempo e a dedicação para estas coisas menores também. Constantemente eu vejo pessoas que entregam seus trabalhos se desculpando, se eu tivesse mais tempo teria feito melhor, a pressa não me deixou terminar como eu queria, etc. A vida corrida, a pressa para tudo e o acúmulo de funções virou desculpa para a mediocridade de tudo que fazemos.Tudo agora parece ser justificado pela pressa, ou melhor, pela nossa incapacidade de compatibilizar nossas atividades com as 24 horas de duração do dia. De vez em quando é bom repensar se não ter mais que ficar esperando o gelo derreter é tanta vantagem assim...

0 bom ouvinte:

Back to Top